Searching...
quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tipos de Kimonos



O Kimono japonês é uma das vestes tradicionais mais conhecidas do mundo. A palavra Kimono significa literalmente “coisa de vestir” (kiru=vestir, mono=coisa), por outras palavras, "roupas", e até meados do século XIX foi a roupa mais usada por todos no Japão. Contudo, isso mudou com a importação de ternos, vestidos e outras modas ocidentais durante a Era Meiji. 
Actualmente, o kimono já só é usado por algumas pessoas mais velhas ou artistas tradicionais, uma vez que já não faz mais parte da roupa quotidiana dos japoneses, mas ainda são amplamente usados em ocasiões especiais como casamentos, cerimónias e ritos de passagem de idade. 
Como todos sabem, existem diferentes tipos de kimono para diferentes ocasiões e estações. Por isso,  decidi fazer esta lista para que se fique a entender mais sobre o kimono e em que ocasiões este é usado pelos japoneses.  

Kurotomesode
É um kimono  preto, decorado das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família), impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas. Geralmente é usado com um obi dourado e é o kimono mais formal para mulheres casadas. 

Irotomesode 
É um kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, decorado das coxas para baixo e com 5 kamons (escudos de família), impressos ou bordados em branco nas mangas, peito e costas.É um kimono menos formal que o kurotomesode. É usado por mulheres casadas. 

Tomesode 
É um kimono de seda, cujas mangas possuem de 50cm a 70cm de comprimento. A expressão deriva de quando era costume as mulheres casadas passarem a usar kimonos com mangas curtas - ou cortavam as mangas dos kimonos - como símbolo de fidelidade ao marido. A maior parte dos kimonos usados por mulheres são deste tipo. 

Furisode  
É um kimono cujas mangas possuem 70 cm a 90 cm de comprimento. É o kimono mais formal das raparigas solteiras. Ricamente estampado e colorido, geralmente usado com um obi multicolorido e brilhante amarrado em grandes laços nas costas. É dos kimonos mais belos e atraentes. 

Houmongi  
É um kimono liso de uma só cor, geralmente em tons pastéis, com decoração num dos ombros e uma das mangas, e das coxas para baixo, sem kamons (escudos de família). Considerado um pouco menos formal que o irotomesode, o houmongi também pode ser usado em festas formais ou recepções. 

Tsukesage 
Comparado ao houmongi, o tsukesage tem uma coloração mais discreta e é considerado menos formal que o houmongi. Dos kimonos que podem ser usados diariamente por casadas e solteiras, é o mais requintado é considerado menos formal que o houmongi. 

Iromuji 
É um kimono de uma só cor sem decoração, usado principalmente em Cerimónias do Chá. Pode ter um pequeno bordado decorativo ou um kamon ( escudo de família) nas costas. É um kimono semi-formal, considerado elegante para uso diário. 

Komon 
É um kimono feito de seda estampada com desenhos pequenos repetidos por toda a peça. Considerado casual, pode ser usado para sair pela cidade ou para jantar num restaurante. Pode ser usado por casadas e solteiras. 

Yukata 
É um kimono informal de algodão estampado, sem forro. Mulheres usam os de grandes estampas, geralmente de flores, com obi largo, e os homens usam os de pequenas estampas, com obi estreito. O yukata é mais usado em matsuris (festivais), mas também pode ser usado diariamente em casa. Ryokans (hotéis ou pousadas tradicionais) e onsens (resorts com termas) costumam disponibilizar yukatas para todos os hóspedes. 

Uchikake 
É o mais rico e refinado kimono, sendo uma espécie de casaco que veste a noiva na cerimónia de casamento. O tecido de seda leva bordados de ouro e prata, geralmente com desenhos de flores ou pássaros como as garças que são o símbolo mais conhecido do casamento japonês, por simbolizarem o amor eterno e fiel.  

Shiromuku 
Usa-se o termo shiromuku para referir-se ao uchikake totalmente branco. Originariamente foi utilizado pelas mulheres da nobreza para as ocasiões formais, mas agora representa um componente essencial no traje nupcial japonês. 

Kakeshita 
O kakeshita é um tipo elaborado de furisode de uma cor só (normalmente branco), usado durante a cerimónia sob um uchikake branco, colorido ou brilhante. 

Shitagasane 
Outra capa de kimono que se usa de baixo do kakeshita, sendo um pouco mais curto que os outros e usados em cerimónia nupcial e recepção da cerimónia. 

Hikifurisode ou hanayome 
É um furisode de casamento usado pela noiva após a cerimónia .  

Hikizuri 
É o kimono usado por geishas e maikos. O hikizuri das geishas é semelhante a um tomesode pois tem as mangas curtas,e o das maiko é semelhante ao furisode, e têm a particularidade de terem bainhas nas mangas e ombros. São kimonos de beleza única e os mais raros de encontrar. 
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!