Searching...
quinta-feira, 12 de junho de 2014

Receita de Takoyaki

O nome Takoyaki provém das palavras, Tako = Lula e Yaki = Frito, ou seja, podemos chamá-lo de “Bolinho de lula frito” e é uma das iguarias mais populares do Japão. Surgiu pela primeira vez na cidade de Osaka, em 1935, através de um vendedor ambulante chamado Tomekichi Endo. Inicialmente, era designado de Radioyaki, derivado da palavra “rádio”, que na época era um aparelho eletrônico no seu auge.
Segundo os japoneses, Endo ter-se-á inspirado no famoso bolinho da cidade de Akashi, Akashiyaki, cuja massa era feita de ovos e carne de polvo. A popularidade começou em Kansai, mas de pressa se espalhou para o resto do país, tornando-se um dos alimentos mais vendidos em Yatai (barraquinhas de comidas de rua).
Actualmente, há muitos restaurantes especializados em Takoyaki, também pode-se comprar em vários locais no Japão, tais como mercados, barracas de rua e até em lojas de conveniência. A panela de ferro usada para fritar o takoyaki tem o nome de Takoyakiki.

Receita de Takoyaki – ingredientes para 4 pessoas
Massa:
2 ovos
700ml água
1 colher de chá de molho Dashi
2 colher de chá de molho de soja
Um pouco de sal
200g de farinha
Misture muito bem

Recheio:
300g de polvo cozido
1 xícara Tenkasu (farinha de rosca)
Opcional:
6g Beni Shoga (Gengibre vermelho em conserva)
2g Sakuraebi (Camarões secos)

Cobertura:
Molho de Takoyaki ou Okonomiyaki
Aonori (alga desidratada)
Katsuobushi (raspas de peixe bonito)
Maionese
250 ml de água
1 colher de chá de Molho Dashi
2 colher de sopa de molho de soja
3 colheres de chá de vinagre
Cebolinha picada

Coloque a massa na panela de Takoyaki e acrescente os recheios por cima, rolando-os com pauzinhos quando os bolinhos endurecerem. Veja passo a passo no vídeo a em baixo.



Eventualmente, se você não gostar do recheado, pode adaptar ao seu gosto. Se não gostar de polvo, pode colocar outra coisa como salsicha, bacon, chikuwa, milho, queijo, etc…
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!