Searching...
quinta-feira, 5 de junho de 2014

Cultura chinesa: Superstições com os números

Num modo geral, o povo chinês tem uma relação bastante supersticiosa para com os números, as cores, objetos, entre outras coisas. Para compreender melhor esta relação temos de a associar a fonética do mandarim, que é muito semelhante em alguns casos e os chineses costumem associar os sons das palavras juntamente com os respetivos significados e assim decidir se gostam ou não. Isso acontece com quase tudo, desde os números, cores, até os nomes próprios. Diferencia-se deste modo a conotação de uma palavra ser boa ou má/ruim.
Um bom exemplo disso, são os números 4 e 8. O 4 é temido, odiado, banido de tudo que for possível. Em alguns edifícios o quarto andar não existe. Obviamente que o efeito é psicológico, porque o andar continua existir apesar de terem alterado a sua enumeração.
Tudo porque o som da palavra ‘quatro’ é foneticamente semelhante ao som da palavra morte. Então ninguém quer nada que tenha o número 4, seja apartamento, escritório, número de telefone. Nascer no dia 4 deve ser o maior azar da vida de um chinês e não se comemoram os aniversários de 4 anos e muito menos os de 44 anos, é quase como celebrar a morte.

Um caso real que se sucedeu recentemente na China, foi com o fabricante de automóveis Citroen, que vende na China o C3 sem problemas, mas o C4 teve que alterar o nome para C quatre (em francês), assim já ninguém vai associar o som de ‘sí - morte’ com ‘sì - quatro’ e o carro começou logo a vender em grande ritmo.

Enquanto o 8 é o número querido, mais amado e adorado por todos os chineses, pois representa sorte, prosperidade, sucesso. A perfeita simetria, o infinito (mas isso a cultura ocidental também acredita). Porém, o mais importante de tudo para o povo chinês é o facto do som da palavra oito ser semelhante ao som da palavra fortuna (Bā e Fā, respetivamente), o oito ganha com um grande avanço sobre qualquer outro número de sorte na China. Basta recordarmos que as Olimpíadas de Beijing teve a sua abertura no dia 08/08/08, às 08:08; se podesse escolher um dia para a inauguração de um negócio ou o nascimento dos filhos, esse dia seria o 8.

Cada número tem o seu status de acordo com a sua fonética. Temos assim os números de sorte e os de azar. Os mais cotados para a boa sorte são os seguintes:
1 – significa fidelidade, amar uma pessoa em toda a vida. Existe uma história de um noivo que presenteou a sua noiva no dia do casamento com 111 rosas, para provar o seu amor eterno.
2 – sinónimo de boa sorte porque todas as coisas boas são em par.
6 – considerado como um número de boa sorte, pois o som é semelhante ao som da palavra ‘fluir’.

8 – como foi referido anteriormente, é o número querido, acreditam-se ainda que quanto mais oitos você tiver na sua vida (número de telefone, carro, casa, conta bancária…), mais afortunada e próspera ela será.
9 – significa alegria e vida longa. É comum nas mensagens, aparecerem ‘8899’ para desejar fortuna e felicidade a dobrar. As roupas do Imperador eram bordadas com 9 dragões. Também a Cidade Proibida possui 9999 salas e o altar principal do Templo do Céu é todo com múltiplo de nove.

Os números pares são mais auspiciosos que os ímpares e quando um número se repete, quer dizer que o seu significado se intensifica.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!