Searching...
sexta-feira, 21 de março de 2014

Purikura – As máquinas de fotos instantâneas japonesas

Os Purikura são máquinas que tiram fotos instantâneas e são muito populares entre os jovens japoneses. Podemos encontra-las em locais como os centros comerciais e os centros de jogos. O grande interesse por estas máquinas advém das inúmeras ferramentas de edição e filtros que fazem grandes transformações nas fotos como remoção de manchas, afinação do queixo, alteração da textura da pele, aumento do tamanho dos olhos, etc. Além disso, o cliente ainda dispõe de uma variedade de efeitos para deixar as fotos ao seu gosto como corações, estrelas, brilhos, entre muitos outros.
Acredita-se que a sua popularidade deve-se ao facto de ser visto como um passatempo interativo, divertido e kawaii pela maioria dos jovens e, por isso, se tornou numa verdadeira febre no Japão.
Não é muito difícil tirar fotos, embora seja necessária alguma agilidade já que o tempo é bastante limitado. Depois de tiradas as fotos, a pessoa tem apenas alguns minutos para aplicar os efeitos e os backgrouds decorativos.


Hoje em dia, o Purikura tem funções parecidas às de um editor de imagens ou photoshop, onde se pode melhorar drasticamente as fotos corrigindo todo o tipo de imperfeições. Depois de concluída, é só esperar uns minutos até as fotos serem expelidas pela máquina.
Embora o sucesso não seja como antes devido ao avanço das novas tecnologias, o Purikura têm conseguido competir com as tecnologias actuais com a oferta de alguns serviços extras como o aluguer de acessórios e aplicativos que permitem o envio de fotos directamente do telemóvel para as redes sociais.
E você, o que acha das máquinas Purikura?

Curiosidades:
Sabia que as primeiras máquinas surgiram, pela primeira vez, em 1995 e que este é uma abreviação de Purinto Kurabu, uma palavra derivada do inglês Print Club.


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!