Searching...
sábado, 15 de março de 2014

Filosofia chinesa sobre os números

Os números e a sua relação têm uma grande relevância na vida dos chineses. Todas as decisões que tomam no dia-a-dia, independentemente da sua importância, são tidos em conta a sua relação com os números. Os números pares e impares também têm uma polaridade energética dentro da cultura chinesa: os ímpares são energia yang, celestiais (céu, espaço) e masculinos; os pares são energia ying, territoriais (terra, solo) e femininos.

零 – líng – 0:
Tal como na cultura ocidental, é o nada. Mas ao mesmo tempo é o ilimitado. Os chineses consideram o Tao.

一 – Yī – 1:
O um, no sentido chinês de números lido com a iniciação, início e concepção. É um número auspicioso na mente chinesa. O número ‘um’ tem uma energia que surge diante um novo crescimento e potencial. É o pai, falando duma forma figurativa da família. E corresponde ao rato no horóscopo chinês.

二 – èr - 2:
Número dois é a ‘mãe’ do império numérico. É um número par, então vemos a energia feminina / yin, representa o equilíbrio e a passagem do tempo e por isso sua implicação simbólica é legião. Mas dois pode ser ilusório, porque é o número da dualidade. Mas, a partir de dualidade vem mitose (divisão celular levando a individualidade). Dois corresponde ao símbolo do zodíaco chinês do boi.

三 – Sān – 3:
Fruto da união dos números 1 e 2, o número três está sempre relacionado com a santidade da vida, descendência e do parto. Três é a primeira onda de metamorfose. O tigre é o símbolo chinês do zodíaco para o número três.

四 – Sì – 4:
O número quatro é o símbolo da Terra para a filosofia chinesa. Ele também está relacionado com os quatro pontos cardeais que são representados na China por quatro guardiões espirituais: O Dragão, Unicórnio, Kylin e Fénix. O número quatro traz um sentido concreto das coisas. O símbolo chinês do zodíaco para o número quatro é o coelho.

五 – Wǔ – 5:
Cinco é um símbolo de boa sorte, assim, vemos toneladas de associações com o número cinco no mito chinês, filosofia e sabedoria. Este número da sorte ganha o seu status, em parte, de ser uma conjugação do número dois (ying) e três ( yang). Estas forças combinadas trazem algumas associações intensas: os 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal, água), 5 grãos chineses (soja, trigo, arroz, milho, cânhamo), 5 montanhas sagradas (TaiShan, HuaShan, SonShan, Henshan e Hengshan), 5 bençãos (riqueza, felicidade, longevidade, sorte e prosperidade). O número cinco dá uma sensação de fundamento, englobando a combinação de elementos que estabelecem o equilíbrio. Quando as coisas são feitas em períodos de cinco anos, o resultado é abençoado (segundo os chineses). Como não poderia deixar de ser, o símbolo chinês do zodíaco para o número cinco é o dragão (animal que representa o imperador).

六 – Liù – 6:
Seis representa longevidade, expansividade e poder celestial. Seis também detêm a qualidade do tempo, tanto a noite como o dia, é segregado em seis divisões diárias. Então, o número seis contempla os mistérios perenes da vida contidas no poder celestial, foco cósmico e da natureza cíclica do tempo. A serpente é o símbolo chinês do zodíaco para o número seis.

七 – Qī – 7:
Sete é o número de um ciclo completo, uma vez que cada fase da Lua dura durante sete dias. Por isso as cerimônias e festivais na China são celebradas no sétimo dia – para selar a perfeição da ocasião e para comemorar a intenção do evento. A filosofia chinesa também considera o número sete como um símbolo de mulher (também ligado com os ciclos lunares femininos). O número sete diz que para tudo há uma construção maior, que sustenta a vida. O símbolo do zodíaco chinês para sete é o cavalo, então este será um ano ‘7’.

八 – Bā – 8:
O número oito representa sentimento de inclusão. Existe uma lenda sobre os oito imortais que foram os primeiros seres humanos a superarem os desafios do mundo e os limites da evolução espiritual. Os chineses consideram o número oito como uma série de iniciações e ascensão espiritual, porque oito representa a força, o “tudo é possível”. A Ovelha é o símbolo do zodíaco chinês para o número oito.

九 – Jiǔ – 9:
O significado chinês para o número nove é a conclusão e satisfação. Ele representa um alto padrão de congruência celestial. O símbolo chinês do zodíaco para o número nove é o macaco.

Estes significados citados são do número dentro de uma perspectiva mística e do zodíaco chinês. Mas o significado popular, que na maioria das vezes é definido através da semelhança do som das palavras, pode mudar um pouco esta perspectiva acima em alguns casos. Por isso o 8 é tão amado pelo povo e o 4 tão temido.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!