Searching...
segunda-feira, 17 de março de 2014

A origem do Dorayaki


O Doraraki é um doce tradicional japonês, que se tornou popular na Era Showa (1926-1989) e virou moda depois da estreia do anime japonês “Doraemon”. Aliás, acredita-se que o nome do desenho animado tenha sido inspirado neste doce japonês, já que “Dora” significa “gongo” devido à sua forma arredondada.


Este tem a forma de duas panquecas que pode ter vários recheios sendo os mais comuns o de creme e o de feijão azuki doce.
Embora a sua origem seja remota, segundo a lenda um samurai chamado Benkei ter-se-á esquecido do seu gongo (dora) quando saia de casa de um fazendeiro, onde se terá refugiado. O fazendeiro terá utilizado esse gongo para fazer panquecas batizando-as de dorayaki.
Outra lenda sobre a origem do dorayaki é que Benkei ter-se-ia ferido gravemente ficando ao cuidado de um casal de idosos que, posteriormente, serviu-lhe um bolo cozido redondo por cima de um gongo, dando origem ao que seria o primeiro dorayaki.
Outros acreditam que o nome terá apenas a ver com o formato do doce que é parecido ao de um disco redondo de metal, o gongo (dora).
Contudo, o dorayaki só ganhou a forma que conhecemos a partir do séc. XX. Até então, o dorayaki era feito com uma massa fina, que depois de colocado o recheio, era dobrado ao meio e servido como um crepe de recheio doce.
O actual formato surgiu em 1914 pelas mãos de Usagiya, um proprietário de uma confeitaria de Tóquio que se inspirou num outro doce japonês que têm as suas raízes na Europa.
Embora os recheios mais comuns do dorayaki sejam o de creme e o de feijão doce, existe uma variedade enorme de outros recheios deliciosos como chantili com morangos, chocolate, nutela, entre outros.


Para os mais gulosos, deixamos aqui uma das receitas. Lembrem-se o mais importante é a criatividade :)

INGREDIENTES:

150g farinha de trigo
2 colheres de chá de fermento em pó
3 Ovos
80g de açúcar
100 cl de leite
1 colher de chá Mirin
1 colher de chá Shoyu
250g de feijao azuki doce

PREPARAÇÃO:
1. Peneire a farinha e o fermento em pó juntos.
2. Bata os ovos e adicione açúcar, leite, mirin e shoyu.
3. Misture os todos os ingredientes dos itens 1 e 2 até que se tenha uma massa homogênea.
4. Aqueça a frigideira e coloque o óleo. Coloque a massa (uma concha da sopa) na frigideira e faça uma pequena panqueca com cerca de 4 centímetros de diâmetro. (Não toque a massa até aparecer “espumas” na superfície da massa. Após aparecer as “espumas”, vire a massa)
5. Arrefeça as panquecas.
6. Molde o feijão azuki doce de forma a que ocupe aproximadamente a superfície da massa e coloque-a entre elas.






Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!