Searching...
sexta-feira, 21 de março de 2014

A origem da cerâmica

Ninguém sabe quando a utilização das cerâmicas (argila de barro submetida a altas temperaturas) realmente começou mas, no Japão, as peças de cerâmica mais antigas conhecidas por arqueólogos foram encontradas na área ocupada pelo período Jomon, há cerca de oito mil anos ou mais. Por isso, não há dados exatos do início da arte da cerâmica pelo mundo.
A antiga arte cerâmica chinesa se tornou muito conhecida por certos trabalhos feitos. Em 1974, arqueólogos encontraram peças no túmulo do imperador Chi-Huan-di, que nasceu por volta do ano 240 AC. A decoração do túmulo era algo grandioso, onde foi feita a réplica em terracota (argila modelada e cozida em forno) de um exército de soldados em tamanho natural.
Com o passar do tempo muitas culturas desenvolveram estilos próprios do uso da cerâmica, ela prosperou entre quase todos os povos e culturas ao mesmo tempo, refletindo nas formas e nas cores, o ambiente e a cultura em que viveram.
Entre as diversas culturas que criaram seu próprio estilo, a China é o único país que alega ter uma tradição mais rica no campo da cerâmica, a cerâmica japonesa foi bastante influenciada pelos artesões chineses e coreanos, com o passar do tempo os ceramistas japonesas também ofereceram muitas contribuições novas e originais.
No Brasil, a arte da cerâmica foi pioneira na ilha Marajó, apontando um crescente avanço na cultura indígena que floresceu na ilha, ainda que estudos indiquem que cerâmicas bem mais simples foram criadas na região amazônica por volta de 5 mil anos atrás.

A Cerâmica e os Ceramistas:
O que seria da cerâmica sem os mestres por trás dela, os verdadeiros pioneiras na arte da cerâmica que fizeram história no mundo, no começo a cerâmica era vista como um meio de sobrevivência, antes mesmo da produção do vidro ou a fundição do ferro para criar diversos utensílios extremamente uteis no dia-a-dia de qualquer pessoa.
A cerâmica foi um impulso para a criação de objetos a partir de outras matérias-primas, como o vidro e o ferro, um trabalho tão antigo quanto a arte da cerâmica permanece inabalável até hoje, um exemplo disso é conseguir encontrar com uma certa facilidade ceramistas, amadores ou profissionais ainda presentes na área.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!