Searching...
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Renminbi – O dinheiro da China

Afinal qual é a moeda usada na China? Isso depende de onde vem a pergunta. Para o mundo ocidental, nas casas de câmbio e noticiários internacionais o dinheiro chinês é comumente conhecido como ‘Chinese Yuan’ (CNY ou CN¥).
Na China e em alguns locais da Ásia, o nome oficial é Yuan (¥), mas o que o povo chama mesmo é de ‘renminbi’ (RMB) que na tradução literal do mandarim é dinheiro do povo. Outro nome usado no dia a dia é ‘kuai’. As moedas mais pequenas são chamadas de jiǎo (1 RMB são 10 jiǎo) e fěn (1 jiǎo são 10 fěn). Isso causa uma alguma confusão entre os estrangeiros, mas qualquer um destes nomes remete a mesma moeda.

Uma curiosidade interessante sobre as notas do renminbi, é que cada uma das notas são iguais na parte de frente, mas na parte de trás, cada uma possui um ponto turístico importante da China, tais como:

1 Yuan – Lago Oeste, Hangzhou
5 Yuan — Monte Tai, Shandong
10 Yuan — Barragem das Três Gargantas, Rio Yangtze
20 Yuan — Rio Li, Guilin
50 Yuan — Palácio de Potala, Tibet
100 Yuan — Grande Salão do Povo, Beijing

Muitos destes locais fazem parte dos Patrimônios da Humanidade da UNESCO. É uma tradição entre os chineses tirarem fotos quando visitam estes locais empunhando a nota para sair na foto a comparação.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!