Searching...
quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ano Novo chinês e as 5 bênçãos


De acordo com a cultura chinesa, as cinco maiores bênçãos que podemos receber na vida são os seguintes: vida longa, fortuna, amor virtuoso, saúde e a morte natural. Estas cinco bênçãos são um conceito fundamental da fé Budista, que é seguida pela maioria dos chineses. Melhor dizendo, oficialmente, os chineses são considerados um povo sem religião, apesar de sabermos que até existem cristãos espalhados pela China, em número crescente, mas a doutrina e as crenças Budistas, Maoístas e de Confúcio são seguidas à risca. Como esta influência já vem de séculos, dinastias, acredito que o enraizamento cultural sobrepôs a vontade política e o estigma da Revolução Cultural.
Para garantir e dar uma ajudinha ao destino, chegou à altura de começar a preparar a casa e/ou o local de trabalho para que tudo de bom entre com o ano novo. E como vão fazer isso? Utilizando os símbolos, palavras e objetos que, segundo a tradição chinesa vão trazer boa sorte, fortuna e bons fluídos para dentro do lar.
A começar por colocar o caractere ‘Fu’ 福 (que significa genericamente bênção, boa sorte), escrito num papel vermelho e colado na porta de entrada de casa.
Em mandarim, as palavras morcego (Biānfú – 蝙蝠), bênção (zhùfú – 祝福) e fortuna (cáifù - 财富) têm o som semelhante, então o morcego faz parte dos símbolos da sorte chineses. Às vezes, quando usa dois morcegos juntos, significa boa fortuna a dobrar. Mantendo esta lógica, quando usa cinco morcegos, é uma boa sorte imensa, no meu ponto de vista, alinhando assim, o desejo com as cinco bênçãos. Colocado no alto do batente da porta de entrada, protege a casa e permite a entrada destas bênçãos. Na realidade, o morcego só é usado como um símbolo, porque o som assemelha-se a uma palavra de bons fluidos. O mesmo acontece com o peixe (yú – 鱼) que remete ao som de ‘Fu’ e não pode faltar na ceia de Ano Novo, também é pendurado nas portas e nas janelas para atrair boa sorte e fortuna. Já a pobre da palavra quatro (Sì – 四) tem o som parecido com a palavra morte (Sǐ – 死), o número 4 foi banido quase do sistema numérico chinês.

Uma outra coisa interessante são as árvores de mini tangerinas, enfeitadas com laços e pedaços de papel vermelhos, onde cada um pode escrever os seus desejos e aspirações para o novo ano. Em alguns locais, os papeis ficam disponíveis ao lado da árvore e a pessoa escreve e pendura o próprio desejo, como as bolas de Natal. Nos mercados de flores existentes e até mesmo nos supermercados têm centenas destas árvores à venda para serem colocadas em local de destaque nas casas.
Os Dragões também são figuras obrigatórias nas decorações de ano novo chinês, independentemente de ser o ano do dragão ou não. Na cultura chinesa o dragão é força, poder, soberania, o símbolo do Imperador. Além disso, o dragão representa fertilidade, abundância, boa fortuna e prosperidade. Nas situações quando são colocados em par, com as faces em direção opostas, é para desejar boa sorte e o equilíbrio entre as energias Ying e Yang. Quando o dragão é colocado ao lado de uma Fênix, representam todo o mundo natural. Estas figuras míticas são muito usadas em estampas de roupa, porcelana, móveis e quadros.
Muitas referências ao animal que representará o novo ano chinês a iniciar no dia 31 de Janeiro, no caso em 2014 será o CAVALO!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!