Searching...
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ano novo chinês - Ano do Cavalo


Na China e um pouco por todo o mundo oriental, o Ano de 2013 está a chegar ao fim e já estão todos na expectativa de como será 2014, quais as previsões, as possibilidades e toda essa euforia em torno da passagem do ano. Na verdade, na China passa-se o mesmo daquilo que passámos aqui no ocidente, só que um pouco mais tarde, já que o ano novo Chinês é baseado na Lua, deste modo, o ano novo realmente será iniciado apenas em 31 de janeiro de 2014. Mas da mesma maneira que os ocidentais, as previsões já começam a surgir.
Diferente do zodíaco ocidental, o Horóscopo chinês é baseado num ciclo anual de 12 anos, sendo cada ano referente a um animal. 2014 será o ano do Cavalo que é um dos animais chineses favoritos. Com a simbologia de levar as pessoas onde elas querem estar, não só no sentido de transporte como também na carreira, o sucesso. São competidores e simbolizam liberdade, paixão e liderança.
Segundo o Horóscopo chinês, as horas do dia referente ao cavalo é entre 11h e 13h, então ele é ligado à luz, ao calor, fogo e vermelho, já que esse é o horário de pico do sol. O cavalo também é considerado um animal social, por isso, é usado como um símbolo romântico. Na cultura chinesa, os cavalos não são usados no trabalho agrícola, isso é coisa para o boi! O cavalo por sua agilidade, imponência e destreza é tratado como um animal especial.
Além de usar animais, a astrologia chinesa também usa constelações baseadas nas cartas antigas (diferentes das cartas modernas) à maneira como os antigos chineses usavam as estrelas no céu para prever a vinda da fortuna. Mais de 100 estrelas são utilizadas na astrologia chinesa. Cada estrela tem uma característica diferente, que indica boa e má sorte!


Para saber o seu signo chinês, não adianta saber somente o ano, a data é importante, pois quem nasceu em janeiro de 2013, não é do signo da serpente (animal que rege 2013), essa pessoa é do signo de dragão (animal que regeu 2012), já que o que conta é a data do ano novo chinês. Mas há vários sites e livros que dão a tabela detalhadamente, até porque alguns anos iniciam-se em meados de Fevereiro.
De modo geral, “o ANO DO CAVALO trará bons ventos em 2014… A tradição chinesa diz que existem cinco elementos (Metal, Água, Madeira, Fogo e Terra) que se associam ao animal do ano e o cavalo é regido pelo elemento fogo. Mas, 2014 será o ano do cavalo de madeira, que está de volta ao fim de 60 anos. É um tempo de colheita (lembrando que colhemos aquilo que plantamos!), de renovação e de mudanças. Apreciador de novidades, o cavalo de madeira promete trazer um ano cheio de descobertas e invenções. Será um ano decisivo para quem estiver disposto a buscar o seu lugar ao sol e também para aqueles que procuram um bem maior: grandes causas são favorecidas com a força do cavalo. O sentido de cooperação e a amizade são características do cavalo de madeira. As comunicações serão favorecidas e profissões que lidam com o público estarão em alta: comércio, atividades artísticas e intelectuais ficarão em evidência.
Como o cavalo é regido pelo elemento fogo, o ano será muito movimentado e até turbulento, devido ao seu caráter impulsivo, o cavalo pode provocar desgastes políticos. Os anos do cavalo têm sido decisivos para o mundo, a saber, a Primeira Guerra Mundial (1918), a Grande Depressão (1930), a Segunda Guerra Mundial (1942) e a Revolução Cultural Chinesa (1966) aconteceram em anos regidos pelo cavalo.
Vamos ao Ano Novo que ele promete! Aproveitem os últimos dias do ano da Serpente e preparem-se para galopar pela vida em 2014.

新年 快乐 (Xinnián kuàilè)!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!