Searching...
sábado, 21 de dezembro de 2013

Solstício de inverno - O Banho de Yuzu no Japão


O Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que marca o início do inverno e que ocorre no dia 22 de Dezembro no hemisfério norte e 21 de Junho no hemisfério sul. Esta data era de grande importância para diversas culturas antigas, pois a associavam simbolicamente a aspectos como o nascimento ou renascimento.
No Japão, o banho com yuzu é usado para marcar o início do solstício de inverno. É um costume que remonta ao início do século XVIII. Segundo a tradição, são colocados frutos yuzu inteiros a flutuar na água quente, libertando um aroma. A fruta também pode ser cortada, permitindo que o néctar da fruta misture- se com a água.
O banho de yuzu, também conhecida como yuzuyu ou yuzuburo , é utilizado desde o antigo como protecção contra as constipações, tratamento da rugosidade da pele, aquecimento do corpo e relaxamento da mente. A ciência moderna refere ainda que este banho promove a circulação do sangue, bem como previne a má circulação e neuralgia, aliviando dores nas costas.

1 comentários:

  1. Olá, como estão?

    Represento o Portal Teia e estou aqui para avisar que acabamos de colocar no ar nosso novo agregador de links, é sem duvida mais uma ferramenta muito útil na vida de todo blogueiro.

    Caso interesse, já liberei seu site para enviar links, sei da qualidade de suas postagens e vocês serão muito bem vindos.

    Não perca essa oportunidade, aguardo seus links.

    Um ótimo fim de ano para toda a equipe!

    ResponderEliminar

 
Back to top!