Searching...
quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O porquê dos dedos em V no Japão


Tenho quase a certeza que muitos de vocês já se questionam por que motivo os japoneses quando tiram fotografias colocam os dedos em V. E quem nunca ouviu a expressão Hai, tchi-zu (da palavra inglesa cheese na hora de tirar uma fotografia?
Segundo consta este hábito apareceu em 1963 quando uma empresa produtora de lacticínios lançou uma campanha publicitária com esta frase e assim popularizou-se no Japão. Pelos vistos ao dizermos esta frase o nosso rosto fica com um ar mais natural.
Uns anos mais tarde, na década de 70 aparece o tão famoso e popular gesto dos dedos em V. Há várias teorias sobre o aparecimento desta prática. Há quem diga que um actor Japonês fez este gesto na propaganda da KONICA na TV em 1972, acabando por fazer sucesso entre o povo japonês. Contudo, a mais consensual é sobre as Olimpíadas de Inverno também em 1972 realizada em Sapporo, Hokkaido. De acordo com várias pessoas a skater americana Janet Lynn estava a meio de uma prova de livre-skate, quando a atleta caiu, mas continuou a sorrir. Embora tenha ficado em terceiro lugar na competição, a sua a alegria, emocionou o público japonês. As fotos da atleta com os dedos em V ficaram famosas e desde então a sua atitude popularizou-se entre os japoneses.
Também nesta altura nasce o movimento kawaii no Japão que nada mais é do que posar para fotos fazendo beicinhos, transmitindo uma imagem simpática, alegre e descontraída. Este culto pelo kawaii, levou muitos jovens japoneses a tornarem as suas fotos ainda mais fofinhas e naturais. Por isso não se admirem quando virem alguém a colocar os dedos em V, a dizer Hai, tchi-zu e ainda a inclinar a cabeça, fazendo beicinhos.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!