Searching...
segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Economia chinesa volta a crescer em bom ritmo

A economia chinesa cresceu 7,8% no 3º trimestre de 2013, interrompendo dois trimestres consecutivos de abrandamento, anunciou no passado dia 18, o Gabinete Nacional de Estatísticas da China.
Foi o melhor trimestre do ano e traduz uma subida de 0,1 e 0,3 pontos percentuais, respetivamente, face ao crescimento registado nos dois primeiros trimestres do ano.
Nos nove primeiros meses de 2013, a economia chinesa cresceu 7,7% em relação a igual período do ano anterior, indicou o porta-voz do Gabinete Nacional de Estatísticas da China, Sheng Laiyun.
Aquele valor coincide com o crescimento alcançado em 2012 e excede a meta de «cerca de 7,5%» preconizada pelo governo chinês para este ano.
A economia chinesa, a segunda maior do mundo, manteve «um firme crescimento» e «está numa boa fase», disse o porta-voz.
Também a moeda chinesa, o yuan, atingiu hoje o seu maior valor de sempre face ao dólar norte-americano, de acordo com o Sistema de Cotações Externas do país.


Esta manhã, um dólar valia apenas 6,1372 yuan, o valor mais baixo desde que a moeda chinesa deixou de estar praticamente indexada à moeda norte-americana, em 2005.
O yuan ainda não é completamente convertível, mas desde há cerca de dois anos está autorizado a variar um ponto percentual por dia face ao dólar norte-americano.
Nos últimos oito anos, o yuan valorizou-se mais de 30% face ao dólar norter-americano.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!