Searching...
quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Nonchi Wang - o arquitecto futurista

Nonchi Wang, nascido nos anos 50, de origem chinesa é actualmente um dos arquitectos mais conceituados da sociedade contemporânea.

Nonchi Wang
Em 1981, Nonchi Wang concluiu a sua licenciatura no domínio de arquitectura em Taiwan na Universidade Tunghai. Para recém licenciados de arquitectura era difícil encontrar de imediato um emprego relacionado com a sua área naquela época e por isso Nonchi Wang tornou-se professor assistente na escola onde a sua mãe dava aulas mas Nonchi estava determinado em prosseguir na arquitectura e por isso, durante esse período candidatou-se a várias universidades fora de China para prosseguir os seus estudos. Foi aceite na Universidade de Yale nos Estados Unidos onde concluiu o seu mestrado em Design Ambiental em 1987.

Após a conclusão dos estudos, Nonchi foi aceite na empresa Tai Soo Kim Partners, estabelecido nos Estados Unidos, como designer de casas de banho e trabalhou aí até 1993.
Como outros grandes arquitectos o seu primeiro projecto foi financiado por um familiar, uma vez que por norma os projectos arquitectónicos são de elevado valor e ninguém se arriscaria num novato, e consistiu no design de um restaurante para a sua irmã em São Francisco. Mais tarde candidatou-se ao concurso Bienal de Arquitectura na Polónia onde ganhou o 1º prémio e criou a sua própria empresa.
O primeiro projecto da empresa chama-se "Um monumento a Copérnico" o qual ganhou o 1º prémio da 5ª Edição Bienal Internacional de Arquitectura em Kracow, Polónia em 1993.

Amphibian Arc, fundada em 1992, é um grupo criativo com múltiplos interesses arquitectónicos. Esta empresa estabelecida por Nonchi Wang acredita que os lineares de um projecto arquitectónico cresce com o linear dos interesses humanos e por isso a multiplicidade do design da Amphibian Arc reflecte a natureza complexa e heterogénea da sociedade contemporânea. Para ele, design não é somente uma expressão artística mas também uma maneira de resolver questões práticas. A ligação entre o elemento criativo e a praticabilidade é essencial em qualquer projecto arquitectónico e a prova disso são os inúmeros prémios que a empresa já recebeu tanto a nível nacional como internacional.

Veja alguns dos seus projectos futuristas:
Planetário de Pequim




Prémios recebidos:
Foshan New City Mass Transit Center; London, UK 2011; 2011 MIPIM Architectural Review Future Project Awards; Commended in the Mixed Use category.
Beijing Planetarium; Los Angeles, USA 2006; AIA/LA Design Award.
Shancheng Multiplex; Chongqing, China 2004; First Prize.
Chongqing Courthouse; Chongqing, China 2003; First Prize.
Window to Space International Competition; Beijing, China 2002; Second Prize.
Beijing Planetarium International Competition; Beijing, China 2001; First Prize.
Taipei Capital Plaza International Competition; Taipei, Taiwan 2001; Honorable Mention.
Shenyang Science Museum International Competition; Shenyang, China 1998; First Prize.
New Century BMW Car Rental Office; Los Angeles 1998; Design Award of Chamber of Commerce, City of Alhambra.
The New Taichung City Civic Center International Competition; Taichung, Taiwan 1995; Honorable Mention.
A Monument to Corpernicus; The 5th International Biennale of Architecture
Cracow, Poland 1993; Competition Division First Prize.
Biennale Grand Prix The Architeture of Space Machine Nara/Toto World Architecture Triennale; Tokyo, Japan 1992; Honorable Mention.

Artigo para uso exclusivo do Site do Oriente
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!