Searching...
sábado, 21 de julho de 2012

Origami 3D

O Origami é uma arte de papel criada por japoneses, cujo objectivo é a representação de objectos e figuras das mais diversas.
A palavra provém de “ori” e “gami” que significa dobrar o papel. São usadas dobras geométricas que podem ser combinadas de variadas formas a fim de formar pequenas obras incrivelmente complexas.

Considerada uma arte antiga, crê-se que terá sido criada pelos membros da Corte Imperial, durante o período Edo (1603-1997), embora haja quem defenda que os monges budistas poderão estar na origem deste processo ao fazer papel para comercializar no Japão.

Inicialmente vista com uma forma de entretenimento, apenas acessível a uma pequena minoria, esta acabaria por se tornar numa arte apreciada por milhões de pessoas.
Segundo a famosa lenda japonesa, aquele que fizer mil origamis da garça japonesa, tem direito há realização de um desejo. Esta crença foi muito popularizada pela famosa história de Sadako Sasaki, uma rapariga japonesa, vítima da bomba atómica lançada em Hiroshima a 6 de agosto de 1945. Sua história comoveu um país e o mundo com a sua luta diária contra a leucemia provocada exposição à radioactividade. A vontade de viver e optimismo foram base de inspiração para milhares de pessoas que viram nesta menina um exemplo de força e esperança. Acabaria por falecer a 25 de Outubro de 1955, com apenas 12 anos de idade. (http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=796)

A popularidade do origami cada vez mais acentuada, tem verificado uma evolução da sua concepção base, sendo uma das últimas novidades – o Origami 3D ou Block Folding.
Esta é uma prática recentemente criada e muito complexa, que envolve uma alta concentração e habilidade manual. Ela consiste basicamente em dobrar uma centena de módulos em pequenos triângulos e a partir daí criar peças tridimensionais. Ao invés do origami convencional em que o recorte e/ou colagem não são usados, no block folding são utilizadas estas técnicas para a sua finalização.
Quer seja pelo dever ou prazer, esta arte tem despertado o interesse das pessoas assumindo diversas tendências conceptuais, além de ser uma actividade atraente e motivadora, abrindo espaço para a imaginação e a criatividade.













Artigo escrito pela colaboradora Vanessa Cardoso.  Quem tiver interesse em colaborar connosco saiba mais aqui.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!