Searching...
sábado, 2 de junho de 2012

Cultura japonesa: Karube Jinja – O santuário das mamas

Karube Jinja - SantuárioA primeira vista, olhando para as paredes exteriores o santuário Xintoista japonês, Karube Jinja, que está situado na aldeia de Kiyone, em Okayama, nada nos indica que este seja diferente de milhares de outros pequenos templos espalhados por todo o Japão.

Ao entrarmos na sala principal, torna-se claro o motivo por que o apelidam de o santuário “Oppai Jinja” (Santuário das mamas). Basta olhar para as paredes repletas de gravuras que representam os seios femininos.
Este é um santuário de fertilidade, e santuários de fertilidade são comuns no Japão, porém nenhum dos outros possuem as características deste santuário tão excêntrico.
Segundo constam algumas histórias, Karube Jinja era um santuário normalíssimo, igual aos tantos outros, mas a sua imagem alterou-se radicalmente no final do século XVII, quando os visitantes notaram que uma cerejeira do recinto, parecia “chorar” mais do que o normal. Logo, fizeram a associação de que as mulheres que desejassem extrair mais leite, deveriam fazer uma peregrinação ao Karube Jinja, na esperança de que a Chichigamisama, deusa do santuário ajudasse a aumentar a sua produção.
De repente, começaram a aumentar as visitas até ao santuário, mulheres oriundas de todo o país para orar por um parto seguro ou para ter leite materno suficiente para alimentar os filhos. Nos últimos anos, têm-se tornado comum, orações pela proteção contra o câncer de mama, devido ao aumento do número de casos, que duplicou nas últimas 4 décadas.
Vende-se “iguarias” que representam as mamas, no local, tais como, um par de mochi branco puro (bolos de arroz) com cerejas no topo. Cada bolo desses custa cerca de 14 dólares. Outros doces e salgados também são vendidos nas padarias da região, como cupcakes, bolos, pães, manjar, tudo em forma de seios.
Karube Jinja - Iguarias em forma de mamas 1
Karube Jinja - Iguarias em forma de mamas

A cerejeira chorosa que deu origem a fama do santuário, morreu por volta de 1940, mas uma parte do seu tronco permanece ainda preservado no mesmo sítio.
Finalmente, Karube Jinja tem sido bastante publicitado em programas televisivos japoneses e na internet, isso atraiu muitos turistas curiosos para viajarem até esta localidade. Para entrar no Santuário, não necessita de pagar qualquer bilhete de entrada.
Karube Jinja - Tronco da cerejeira
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!