Searching...
quarta-feira, 23 de maio de 2012

Os Impressionantes guerreiros de terracota

Os Exército de terracota, Guerreiros de Xi'an ou Exército do imperador Qin como também são conhecidos são uma colectânea de 8 mil figuras representativas do exército do primeiro imperador da China, Qin Shihuang.
Descobertas na década de 70, nas proximidades de Xi'an, por habitantes locais, esta foram, sem dúvida, uma das maiores e mais surpreendentes descobertas arqueológicas.
Desde soldados, arqueiros, oficiais, lanças, arcos, espadas, carruagens, cavalos, em tamanho e estilo natural, minuciosamente trabalhados a fim de recriar uma aparência o mais próxima da realidade, acredita-se que terão sido necessários mais de 30 anos para a sua construção.
Estrategicamente posicionados numa perspectiva a mais próxima da realidade, os guerreiros de Xi'an, tornaram-se símbolo daquelas que eram as suas obrigações numa total entrega pela protecção do seu senhorio, a quem deviam respeito e lealdade.
Embora, aparentemente, bem preservados, o túmulo onde se encontram as ditas figuras, tem sofrido alguns acidentes ao longos dos últimos séculos, desde saques a desastres de ordem natural como um incêndio que sucedeu o assalto à tumba ou o terramoto que antecedeu os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Embora danificadas, sua estrutura tem-se mantido intacta, encontrando-se em perfeitas condições em vários estágios de preservação.
Presentemente, os guerreiros de Xi'an, são um ícone representativo da soberania do imperador Qin, umas das marcas mais importantes de um passado salvaguardado em valores inatingíveis pelo tempo.
Exército de terracota

Guerreiro de terracota

Guerreiro de terracota numa carroça

Soldados de Terracota

Guerreiros de Terracota em Xi'an

Artigo escrito pela colaboradora Vanessa Cardoso.  Quem tiver interesse em colaborar connosco saiba mais aqui.

1 comentários:

  1. dizem que tem a cara real das pessoas, será verdade?

    ResponderEliminar

 
Back to top!