Searching...
segunda-feira, 19 de março de 2012

A Tribo Mosuo - Reino da Mulher na China

"Se as mulheres governassem o mundo, não haveria guerras. Somente um conjunto de países invejosos que não falam uns com os outros." Há na verdade uma tribo matriarcal chinesa, onde as coisas estão aparentemente sempre em paz. Também conhecida como o Reino das Filhas, a Tribo Mosuo já existe há dois mil anos na região do Lago Lugu, no sul da China.


Na tribo Mosuo, quem governam, são as mulheres. A tal ponto que na sua língua não tem sequer uma palavra para "pai". A propriedade é transmitida de mãe para filha, e os filhos são tratados como simples habitantes da casa. Mesmo depois de se casarem, os homens continuam a viver nas suas casas maternas, enquanto as crianças vivem na casa da mãe. Na realidade, não existe sequer o conceito de casamento formal. Os casais que se apaixonam, fazem encontros em casa da mulher, e continuam a referir-se um ao outro como 'amigos'. Votos e títulos não têm lugar num "processo de casamento", em que o afecto mútuo é valorizado.

Os Mosuos estão aparentemente a fazer as coisas duma forma correcta, considerando o facto de que questões como a prostituição ou a violação são desconhecidas. Mesmo o divórcio não é preocupação para eles, porque uma mulher tem a liberdade para terminar um relacionamento a qualquer momento. Nada realmente muda, pois o casal nunca viveu junto. Não há partilha de finanças, de bens, ou a custódia de uma criança, não envolve quaisquer outros tipos de conflitos ou preocupações em caso de divórcio. Ao contrário de muitas outras culturas na China, o nascimento de uma menina é comemorado nesta minoria étnica, e realmente, eles fazem parecer muito felizes.

Você deve estar a questionar neste momento, se os homens da tal sociedade estão realmente felizes com a maneira como as coisas são. Bem, eles certamente devem estar, porque, nem com as constantes insistências do Governo chinês conseguiram fazer a tribo Mosuo mudar as suas maneiras de viver. Os homens afirmam orgulhosamente, "os homens Mosuo estão apenas a roubar as meninas e não, as suas coisas." Actualmente, a curiosidade cultural atrai muitos turistas para viajar até ao território dos Mosuo.

Então, e vocês? Gostariam de viver numa sociedade destas? Para mim, viver numa tribo destas talvez não, mas adoraria conhecer de perto este "Reino das Filhas".


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!