Searching...
segunda-feira, 26 de março de 2012

Os Quatro Tigres Asiáticos

Os Quatro Tigres Asiáticos referem-se às regiões de Taiwan, Hong Kong e os países Coreia de Sul e Singapura. Esta designação desses quatro regiões asiáticos advém do forte crescimento e o elevado nível de industrialização que registaram a partir da década dos 60. Seguindo o exemplar do país vizinho Japão onde as reformas introduzidas tiveram um grande impacto na economia constituiu um verdadeiro estímulo.

Em 1960, as autoridades de Taiwan decidiram iniciar políticas para a prosperidade económica e comércio, para isso traçaram o plano de "Dez grandes construções" para desenvolver as infra-estruturas necessárias. Coreia de Sul foi a região onde se registou maior impacto, passou de um dos países mais pobres da Ásia e com menor desenvolvimento em 1960, para uma economia semi-industrializada a partir de 1980. Na Singapura e Hong Kong, no final da década de 90, as exportações atingiram os valores de 202% e 132% do produto nacional bruto respectivamente.

As quatro economias recorreram a estratégias ousadas e tinham em comum mão de obra barata e disciplinada, isenção de impostos e baixos custos de instalação para as empresas, para atrair capital estrangeiro. O índice alto de crescimento permitiu uma maior taxa de alfabetização da população e concentração da actividade económica nas áreas de construção naval, produtos têxteis, petroquímicas e equipamentos eléctricos. A grande transformação foi de algumas regiões que tinham indicadores semelhantes a países africanos, estagnação, para a criação de infra-estruturas e transportes para manter a competitividade nas exportações e o acesso à educação.

Este sucesso levou à adopção do termo Tigre para a designação de modelos de crescimento económico com base na exportação. Recentemente já se fala de um novo grupo, os Tigres Asiáticos de Segunda Geração constituído por Indonésia, Malásia, Filipinas e Tailândia, que tentam replicar o sucesso.
Centro financeiro de Singapura
Victoria Peak, centro financeiro de Hong Kong
Taipei, centro finaceiro de Taiwan 
Seul, centro financeiro de Coreia de Sul
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!