Searching...
quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vídeo - Divulgadas novas imagens do tsunami que devastou Japão

Quase um ano depois do sismo de magnitude 9, seguido de um forte tsunami, que matou cerca de 20 mil pessoas e provocou a catástrofe nuclear mais grave dos últimos 25 anos, a polícia de Iwate divulga agora imagens aéreas, sem som, do momento em que ondas gigantes atingiram as cidades de Ofuna e Rikuzentaka em Março de 2011.
As imagens surgem poucos dias depois de o governo japonês ter informado o país de que irá instalar um sistema de detecção de tsunamis no fundo do mar, na costa leste do país, em Março de 2013.
Segundo a televisão pública NHK, os sismómetros e detectores de tsunamis subaquáticos vão ser instalados na península de Boso e na costa de Sanriku, as zonas mais devastadas pelo tsunami. Este sistema será capaz de detetar alterações através de sensores de pressão hidráulica e vai monitorizar cerca de 150 locais da costa.
À margem deste plano, a Agência de Meteorologia vai instalar, ainda em 2012, sismómetros em três locais no mar, a 400 quilómetros da costa noroeste do Japão, que transmitirão as suas medições via satélite e que permitirão alertar sobre grandes sismos e tsunamis.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!