Searching...
sábado, 21 de janeiro de 2012

Saquê - A bebida dos Deuses

Os japoneses costumam dizer que o saquê é o melhor companheiro para a solidão, justifica excessos, perdoa exageros, ameniza tristezas e alegra corações.
Segundo a tradição, bebe-se saquê para eliminar preocupações e prolongar a vida, para celebrar e para curar, pois para os antigos, o saquê era uma bebida sagrada, oferecida aos deuses como agradecimento de boas colheitas e sendo sagrada, também tinha o dom de alegrar a alma e aumentar a vitalidade.
A bebida é tão importante por lá que faz parte até dos casamentos xintoístas. Na cerimônia, além das alianças, os noivos trocam três tacinhas de saquê. A primeira representa o juramento perante Deus, a segunda a gratidão dos noivos aos pais e a última aos parentes.

Como acontece com os vinhos, existe degustação de saquê também. Os degustadores especialistas têm um vocabulário próprio e durante a degustação não se pode falar em outro assunto a não ser sobre saquê, essa é uma regra fundamental. Outra norma é degustar o destilado de arroz japonês por volta de 10 da manhã, quando o café da manhã já foi digerido e antes do almoço, nunca com a barriga cheia.

Processos de fabrico
O processo de fabricação de um bom saquê é lento e trabalhoso.
A primeira etapa é o polimento de até 50% do arroz sakamai, específico para a bebida, pois se aproveita apenas do núcleo duro do grão, sendo este o saquê Daiginjo, com um polimento de 40% consegue-se o saquê Ginjo e com menos de 40% de polimento obtem-se o saquê comum, tomado quente.
Depois de polido, o arroz é lavado, colocado de molho em água até absorver todo o liquido, em seguida é drenado e cozido no vapor, quando é inoculado com esporos de Koji e acrescenta-se uma levedura , o que faz com que ocorram duas reações químicas; o arroz Koji converte o amido do arroz comum em açúcar e as leveduras fazem com que fermente e transforme a glicose de arroz em 20% de álcool.
Neste período o arroz é mexido a cada seis horas por dois dias.
Esse processo dura trinta dias, a massa de arroz é filtrada, fica fermentando e envelhecendo em tonéis de madeira de três meses a uma ano. Antes de ser engarrafada adiciona-se água pura, de preferência subterrânea, por ser mais fresca e com pouco teor de ferro, para não comprometer o sabor da bebida ; o que faz com que seja reduzida a 15% a quantidade de álcool, mas mesmo assim é a bebida com a mais alta porcentagem de álcool entre os fermentados de todo mundo.

Tipos de saquê
Junmai-shu - É considerado o mais puro, feito com arroz 50% polido, água e koji, sem a adição de álcool, com fermentação natural.
Honjozo-shu - Com uma pequena quantidade de álcool destilado, recebe o mesmo tratamento do Junmai-shu, sendo bastante suave.
Ginjo-shu - Apenas 40% do seu grão é polido, com menos gordura e proteínas, é fermentado a uma temperatura baixa por bastante tempo.
Daiginjo-shu - Menos polido, perde bastante de seu formato original e passa por um processo bem trabalhoso.
Namazakê - Não é pasteurizado e deve ser guardado em geladeira.
Nigori–zakê - Não é filtrado

CuriosidadesDez virtudes do saquê
1- companheiro na solidão
2- proporciona a confraternização irrestrita
3- remove as barreiras de categorias sociais
4- facilita as visitas
5- estimula benevolências nas viagens
6- prolonga a vida
7- o melhor de todos os medicamentos
8- elimina as preocupações
9- reconforta o trabalho
10- aquece no frio

1 comentários:

  1. Quer comprar perfumes importados e pagar preço baixo por isso?
    Miami perfumes tem os melhores contratipos...
    Inspirados em marcas de perfumes famosas...
    Temos mais de 500 fragrâncias.
    Tudo a Pronta entrega..
    Carolina Herrera -Armani - Animale ente outras.
    Apenas R$ 65,00 o perfume....
    Promoção 3 perfumes por R$ 100,00
    Frete Grátis para todo o Brasil...
    Parcele nos cartões de crédito...
    Pague com pagseguro da uol...
    ACESSE : www.miamiperfumes.cjb.net ou www.lojamais.com.br/miamiperfumes

    ResponderEliminar

 
Back to top!