Searching...
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ano Novo Chinês - Ano do Dragão

O novo ano chinês inicia-se no dia 23 de Janeiro, ou seja, para os chineses a noite de 22 é sinónimo de festa e reunião familiar para o último jantar do ano. A passagem de ano na China é basicamente uma mistura de Natal e Ano Novo ocidental num só, com direito a troca de prendas (ou ofertas de dinheiro) e no final da noite, fogo de artificio .

Segundo o calendário chinês(Lunar), 2012 é o ano do dragão, personagem amplamente presente na mitologia oriental. De origem chinesa, foi incorporado na tradição de países como o Japão, Coreia e Indonésia.
Comumente ligado ao budismo, pode ser visto em templos na forma de gravuras ou esculturas. Porém, é possível encontrá-lo também em santuários xintoístas.

Em tempos modernos, o dragão tornou-se uma das figuras orientais mais conhecidas no ocidente, especialmente em tatuagens e títulos de filmes de artes marciais.

Na cultura oriental, o dragão tem o corpo semelhante ao de uma serpente, mas com quatro patas, que podem ter três, quatro ou cinco garras em cada uma – o número varia conforme a tradição de cada local. A sua imagem, apesar de frequentemente ameaçadora, não está relacionada ao mal. Pelo contrário: o dragão é considerado símbolo de proteção e riqueza. Está relacionado tanto à água (protetor dos rios e oceanos) como ao ar, capaz de alcançar alturas que nenhum outro ser conseguiria.

Dentre dos signos chineses, o Dragão é o mais forte e poderoso. Este signo símboliza a figura do imperador e está associado à riqueza, felicidade e boa sorte. Um bom ano para os que possuem metas definidas, conhecimento, força de vontade e muito bom-senso.
A impulsividade, arrogância e excesso de otimismo deverão ser evitados, e há risco de excesso de autoritarismo e fanatismo. Este ano favorecerá as atividade intelectuais, as pesquisas, os negócios em geral, projetos a longo prazo, os grandes empreendimentos e as viagens.

A dança do dragão  faz parte da tradição chinesa.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!