Searching...
sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal no Oriente

Natal é um costume tradicional dos cristãos e a sua história tem origem no Jerusalém. Nesta altura do ano, a Igreja de Natividade na cidade de Belém, Israel, atraí turistas dos quatro cantos do mundo e de locais para a Missa do Natal. Na véspera de Natal, a igreja organiza uma peça teatral que mais parece um desfile com homens montados em cavalos árabes representando os Reis Magos que guiados pela Estrela de Prata localizada no centro da cidade chegam ao presépio onde se encontra o Menino Jesus. Assim, durante a época de Natal, todas as casas no Israel colocam estrelas nas portas a fim de atrair a bênção do Menino Jesus.
Apesar de Natal ser um festejo dos cristãos, as lindas decorações natalícias, a troca dos presentes, os doces de Natal e o espírito de reunião com os entes queridos já conquistaram o coração de muitos asiáticos. Como tal, Natal deixou de ser apenas uma época festiva Ocidental, de fato, Natal já chegou ao Oriente também.

Natal na China: "Sheng Tan Kuai Le"(Feliz Natal) - Atraídos pela iluminação natalícia muitos chineses começaram também a decorar as casas e as lojas nesta época do ano, reunir com a família e trocar presentes com os familiares e amigos.

Natal no Japão: "Merii Kurisumasu" - No Japão, a época natalícia é fortemente marcada pela história dos Três Reis Magos e a solidariedade natalícia representado pelo nascimento do Menino Deus. A troca de presentes também é uma prática comum e não é só entre familiares e amigos mas também para os mais necessitados.

Natal nas Filipinas: "Maligayang Pasko" - Esta é a única nação asiática que tem o cristianismo como religião principal e a celebração natalícia é o maior evento comum das 7107 ilhas Filipinas, por isso, Natal é preparado com grande antecedência. Todas as ilhas são decoradas com lanternas coloridas, designadas PAROL, a árvore de Natal, presépio, entre outros enfeites natalícios. Toda a cerimónia é marcada por cantos natalícios, bolos, presentes e as crianças escrevem cartas ao Papai Noel em Novembro.

Natal na Singapura: "Nathar Puthu Varuda Valthukkal" - Esta pequena ilha situada no coração do sudeste asiático é habitado por pessoas de várias nacionalidades, chineses, malaios, indianos, etc. Sendo uma representação multi-cultural adoptaram também o festejo natalício. Juntamente com Natal também chegaram a tradição de troca de presentes, as decorações natalícias, a ceia, etc.

Natal na Índia: "Shub Christu Jayanti" - Também contagiados pelo espírito natalício decoram as casas e as lojas com árvores de Natal, mas o engraçado é que neste caso as árvores são decoradas com bananas e mangas, o comum é pendurar anjos, estrelas, etc. Outras decorações são lanternas de óleo. Além disso, fazem a troca de presentes, a ceia e a Missa do Galo.

Para além desses, existem também outros países como Tailândia, Goa, entre outros, que também já adoptaram o festejo natalício.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!