Searching...
domingo, 6 de novembro de 2011

Kongming - O Dragão Adormecido

Zhuge Liang
Zhuge Liang ou Kongming era conhecido como o "Dragão Adormecido". Este grande estrategista viveu num dos períodos mais sangrentos da história chinesa, os Três Reinos. Após três visitas de Liu Bei, ficou impressionado com a sua virtude, e decidiu se juntar a ele. Com a sua grande capacidade estratégica e temperamento calmo, Zhuge Liang rapidamente se tornou um dos maiores oficiais do reino Shu.
Shu estava encontrava-se em guerra com Wei e com a ajuda das estratégias de Zhuge Liang, conseguiram formar uma aliança com Wu e derrotaram o grande exército de Cao Cao nos navios na famosa Batalha de Chibi, onde foi elaborado uma das melhores estratégias, por Zhou Yu e o próprio Zhuge Liang.
Mas quando Liu Bei perdeu os seus irmãos de sangue, Guan Yu e Zhang Fei, assassinados pelo reino de Wu, ele estava convicto em atacar o reino de Wu com todo o seu exército, contra o conselho de Zhuge Liang. Ao contrário de Liu Bei, Zhuge Liang considerava que seria melhor atacar Wei primeiro, visto que estes tinham uma força maior e depois Wu. Mas Liu Bei estava demasiado consumado pela dor da perda dos dois irmãos. Esta viria a ser uma decisão fatal e Liu Bei morreu na Batalha de Yi Ling contra Wu e foi derrotado pelas estratégias de Lu Xun, outro grande estrategista do reino de Wu.

Templo   de   Zhuge   Liang
 Templo de Zhuge Liang
O sucessor de Liu Bei, Liu Chan tinha apenas 16 anos e como tal, Zhuge Liang foi nomeado o regente do reino Shu. Zhuge Liang continuou atacando Wei, mas faleceu de cansaço e stress durante uma batalha nos campos de Wu Zhang. O seu aprendiz, Jiang Wei, foi nomeado comandante do exército, e conseguiu recuar das planícies de Wu Zhang. No entanto, juntamente com a morte de Zhuge Liang também estava o fim do reino de Shu. Se não fosse a teimosia e angústia de Liu Bei pela morte dos dois irmãos, o reino de Shu, na altura com o maior exército, poderia ter reunificado o império. (Ler mais sobre os Três Reinos)
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!