Searching...
segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Mahjong - A nova fé da Elite Chinesa

Tabuleiro de Mahjong
 No passado, os camponeses previam o seu destino baseando nas inscrições dos pauzinhos de fortuna (chou qian 抽签) para comunicar a vontade de Buda, hoje em dia, o empresário chinês olha para outra vara inscrito à vontade do divino sagrado, o Partido. É a cena clássica do Joy Luck Club, azulejos brancos, clicando e batendo juntos, enquanto as mulheres mexericam sobre as suas famílias, reforçando os laços de uma amizade de vida para amarrar o destino de gerações. 

Este ritual substituiu o ritual das gerações obcecadas pela religião - a fortuna inscrita nos pauzinhos e as previsões misteriosas do Livro das Mutações. Já ninguém acredita nessas superstições, mas certamente acreditam no uso e necessidade de jogar Mahjong com os líderes!
Pauzinhos de Fortuna
 As pessoas reúnem-se aos domingo para se sentarem em torno de uma mesa para falar sobre aquilo que eles mais amam - Dinheiro.
 É um ritual em que se pode avaliar a sua relação com o dinheiro, participar na edificação financeira, e procurar por uma "maior sorte e bênção".

 "Queimar Incenso aos Deuses Terrestres" é a prática na qual os empresários convidam as autoridades do governo para jogar o jogo, de modo que eles possam perder, e assim, "pagar" ao oficial.

 Independentemente do desejo do oficial em acabar com esta religião, é onipresente, e os líderes cultivam-na como um culto de autoridade que aumenta a sua capacidade de manipular os oficiais mais jovens e aumentar as suas fortunas pessoais. 

 Diz o velho ditado: "Quanto maior o estatuto social, mais raro é perder num jogo de Mahjong".
 Esta é a "nova fé" do povo chinês, e mostra como o jogo substituiu a fé integrante que as pessoas anteriormente tinham no comunismo.

 O objeto de afeto é dinheiro, e do texto sagrado é o destino das telhas - Esta fé em mahjong é como um passatempo e um passatempo mostra o estado atual da classe abastada da China ... citando uma frase muito ouvida, "Aprendemos a acreditar em ninguém, senão nós próprios, e para adorar ninguém, senão o líder diretamente sobre nós".

 Mahjong é o espelho do estado actual da sociedade contemporânea chinesa. É o substituto para o entretenimento, religião, e a antiga definição de bons relacionamentos. Mahjong passou a ser uma componente essencial na criação de guanxi.

 E vocês, conhecem o jogo? Costumam jogar? Quem lidera, raramente perde...

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!