Searching...
quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comer cão, uma questão cultural

Creio que todos já devem ter ouvido falar da tradição de os orientais comerem carne de cão.
Este é um tema que levanta muitas objecções tanto a nível ético como a nível social para a cultura ocidental.

Comer cão - Carne de cachorro
De facto, os chineses, os coreanos, os tailandeses entre outros, tem o costume de comerem carne de cão mas isso não quer dizer que seja incorrecto nem repugnante.
Para os ocidentais, cão é um animal de estimação, um animal com o qual se cria relações e tem sentimentos e por isso torna-se impensável a ideia de consumir carne de cão.
Para começar, os orientais não comem todo o tipo de cães nem qualquer cão que se encontre na rua. Tal como há criação de porcos, vacas e galinhas destinadas ao consumo, também existe cães criados em cativeiros destinados ao mesmo.
Desde sempre, os orientais também tem o costume de ter cães como animais de estimação e é claro que não vão comê-los.

Segundo, é tudo uma questão de cultura e valores sociais diferentes. Na Índia consideram a vaca um animal sagrado e não o consomem, os Muçulmanos repugnam carne de porco, etc. Há pessoas que tem coelhos como animal de estimação e comem coelhos, e no entanto não é por comerem carne de coelho que vão matar o seu coelho.

Se for a questão de que o cão cria relações com os humanos, então posso afirmar que os cavalos também são bastante conhecidos pela afinidade que se cria com os humanos e no entanto, no Ocidente, países como Itália e mesmo Portugal consomem carne de cavalo.
Também há imensas pessoas que consideram nojento a tradição de comer caracóis em Portugal, por isso não se espante se alguém do outro lado comer insectos.

A única coisa que posso dizer é que na Ásia existe uma grande variedade de carnes, seja cães, vacas, porcos, galinhas, patos, insectos ou mesmo larvas, não é só uma questão de cultura e mentalidade diferente, mas também devido a necessidade de aproveitar todo tipo de alimentos.
É uma questão cultural ou uma triste realidade? Qual é a vossa opinião?

3 comentários:

  1. Comer cão, comer gato, comer cobra, comer porco, comer pato. Cada um come o que tem...

    ResponderEliminar
  2. Sem querer parecer chata, mais comer qualquer animal ja é repugnante.

    ResponderEliminar
  3. É cultural. O problema é aceitar esse tipo de cultura. Os brasileiros comem feijoada e acham uma delícia. Mas já pararam para pensar quais os seus pertences? Rabo, língua, pés, orelhas, etc.

    ResponderEliminar

 
Back to top!