Searching...
quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cientista Chinesa Tu Youyou de 81 anos foi galardoada com o prémio Lasker

Um cientista alemão, uma chinesa e um norte-americano foram galardoados este ano com os prémios Lasker, que recompensam os avanços médicos, anunciou a fundação que dá nome à distinção, citada pela agência AFP.

Franz-Ulrich Hartl, 54 anos, do Instituto alemão Max Planck, e Arthur Horwich, 60 anos, da Universidade norte-americana de Yale, partilham o Prémio de Investigação Médica Fundamental.
Ambos os investigadores descobriram como as proteínas se distribuem no interior das células, o que poderá contribuir para novos tratamentos contra doenças incuráveis como a Alzheimer.
Já Tu Youyou, 81 anos, da Academia chinesa das Ciências Médicas, foi distinguida com o Prémio de Investigação Clínica pela descoberta, a partir de uma planta, do artemisinina, tratamento atual mais eficaz contra o paludismo.
A Fundação Lasker atribuiu ainda o Prémio de Excelência de Serviço Público Médico ao Centro Clínico dos Institutos Nacionais Americanos da Saúde.
Cada um dos premiados vai receber 250 mil dólares (183 mil euros), verba que será entregue numa cerimónia em Nova Iorque, a 23 de setembro.

Fonte:http://www.dn.pt/inicio/ciencia/interior.aspx?content_id=1991938&seccao=Sa%FAde&page=1
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Back to top!