Searching...
domingo, 25 de setembro de 2011

Conheça Gong Li - Biografia

Vamos conhecer Gong Li, uma linda e encantadora actriz chinesa. Ela ficou conhecida como a "Mulher mais bela do oriente".

Gong Li nasceu em 31 de dezembro de 1965 em Shenyang, capital da província de Liaoning(China). Em 1985, ela entrou no Instituto Central de Teatro da China para fazer um curso de interpretação. Em 1987, quando estava no segundo ano, ela participou no filme "Red Sorghum", dirigido por Zhang Yimou. Embora a interpretação de Gong Li nesse filme não seja madura, conseguiu mostrar todo o seu potencial. O filme ganhou o Urso de Ouro no 38° Festival de Berlim, em 1988.


Em 1988, Gong Li actuou no filme "Code name: Cugar" e interpretou a enfermeira A Li. Nesse filme, Gong Li ganhou o prêmio de melhor actriz secundario no 12º Prêmio Cem Flores da China. O filme foi feito pela Empresa de Produção de Filme de Xi´an.

Em 1989, Gong Li participou no filmes "Ju Dou". O filme conta a história de um amor infeliz devido a tradição feudal. Além de ganhar o prêmio de melhor filme de Hong Kong em 1990, "Ju Dou" foi indicado para o melhor filme estrangeiro no 63° Oscar.

Em 1990, Gong Li actuou no filme "Lanternas Vermelhas". Ela interpreta Song Lian, uma mulher que vive sob controle da família, sem liberdade ou dignidade humana, enfrentando conflitos e mentiras. Esse filme estreou-se em 1991 e ganhou Leão de Prata no 48° Festival Internacional de Veneza.

Gong Li é considerada a porta-voz das actrizes chinesas. Além de já ter ganho diversos prêmios internacionais, ela foi convidada para participar no 51º Festival Internacional de Cannes e é integrante do Conselho de Oscar. No 50° Festival Internacional de Berlim, na Alemanha, Gong Li foi escolhida para presidente do Comité de Julgamento de Filmes.
Gong Li
"Painting Soul", ou "Espírito de Pintura", foi um filme dirigido por Huang Shuqin em 1993. A história conta a trajetória de uma famosa pintora chinesa, Pan Yuliang, interpretada por Gong Li. O filme foi exibido no Festival Internacional de Hong Kong e no Festival Internacional de Cannes.

De 1996 a 2006, Gong Li participou em filmes como: "Caixa Chinesa", "Quebrando o Silêncio", "O trem de Zhou Yu", "2046" e "Memória de uma Geisha".

"Quebrando o Silêncio" teve a estreia em 13 de fevereiro de 2000. É a história de uma mulher, Sun Liying, que cria sozinha seu filho, Zheng Da, um menino que perdeu a audição. Para conseguir que o seu filho entrasse na escola, Sun tenta todas as maneiras de ensiná-lo a falar. O filme destaca o profundo amor materno. Gong Li recebeu os prêmios de melhor actriz no 24° Festival Internacional de Montreal, no Canadá, e no 20° Festival do Galo de Ouro, da China.

Em 2010, Gong Li participou « no filme "Especialista em Mulher" e interpretou o papel principal, Li Yilong, uma mulher inteligente e simpática. Na história, ela conhece Wangfei, colega de trabalho, que passa de adversário a amigo.

Além do seu talento para actuar, Gong Li também é reconhecido pela sua beleza. Muitas vezes considerada como uma das actrizes orientais mais bonitas do Hollywood. Inclusive, a famosa banda de rock Red Hot Chili Peppers dedicaram-a com uma música, "Gong Li".
Gong Li em "A maldição da flor dourada"

Filmografia

Hannibal - A Origem do Mal (2007)
Miami Vice (2006)
A maldição da flor dourada (2006)
Memórias de uma Gueixa .... Hatsumomo (2005)
Eros (2004) (segmento The Hand)
2046 (2004)
Chinese Box (1997)
A jóia de Shanghai (1995)
Farewell My Concubine)(1993)
Qiu Ju, uma mulher chinesa (Qiu Ju da guan si) (1992)
Lanternas Vermelhas no Brasil; Esposas e Concubinas em Portugal (Da hong deng long gao gao gua) (1992)[1]
Ju Dou (1990)
Daihao Meizhoubao (1989)
Mato vermelho (Hong gao liang) (1987)




Seja fã da nossa página do Facebook e acompanhe-nos!

1 comentários:

 
Back to top!