Searching...
sábado, 27 de agosto de 2011

Sumo wrestling - O desporto nacional japonês

O sumo tem cerca de 2.000 anos de história, é considerado um desporto nacional no Japão. É, também, o mais popular do país. Os campeonatos atraem multidões aos ginásios, as emissoras de TV transmitem as lutas ao vivo, e jornais rádios e televisão dedicam amplos espaços nos noticiários. Os lutadores são alvos de grande admiração e respeito por toda a população.


Os lutadores trajam mawashi (faixa que envolve a cintura) e usam diferentes estilos de cabelos. O sumo mantém muitas das suas práticas tradicionais, como o dohyo (ringue elevado) e laços com cerimônias do xintoísmo. Apesar de existir há milhares de anos, tornou-se desporto profissional no início do período Edo (1600-1868). Hoje, é praticado em clubes, escolas e universidades, e em associações amadoras.

O ringue do sumo (dohyo) é construído com argila especial e areia. Nele contém um círculo de 4m55 de diâmetro, marcado por uma corda grossa feita com palha. Duas linhas brancas dentro do círculo indicam as posições iniciais de onde os lutadores partem para a luta. Perde quem primeiro sair do dohyo ou tocar o chão com qualquer parte do corpo que não seja a planta do pé. Não é permitido bater com as mãos fechadas.

A característica mais marcante do sumo é o tamanho dos lutadores. Em média, tem 1m85 e 148 kg – alguns chegam a pesar quase 200 kg. Contudo, altura e peso não são determinantes para a vitória. Os lutadores sabem disso e por isso o seu treinamento é muito doloroso .

1 comentários:

 
Back to top!