Searching...
sábado, 6 de agosto de 2011

Qi Xi - Dia dos Namorados chinês



A lenda de Qi Xi é sobre o amor e é a lenda chinesa mais antiga sobre estrelas. Num livro escrito na Dinastia Han (206 a.C. - 220 d.C.) já aparece a lenda. Esta lenda aparece em vários livros antigos, às vezes mudam alguns detalhes, mas o princípio é igual, que é sobre a separação de um casal, um rapaz do mundo humano e a filha mais jovem do Imperador do Céu; ao casal é permitido reunir-se somente uma vez por ano, na sétima noite de julho, em cima de uma ponte construída por pegas.
O casal na lenda são duas estrelas: o marido se chama Niu Lang - o rapaz de gado, e a esposa se chama Zhi Nü - a moça que tece. Eles moram nos dois lados do Rio do Céu, que os separa. Usando os termos modernos, Zhi Nü é a estrela Vega, e Niu Lang é a Altair; as duas estrelas pequenas ao lado da Altair são os dois filhos deles; e o Rio do Céu é a Via Láctea.
O casal fica longe mesmo: Niu Lang fica a 154 mil bilhões de quilômetros à Terra, e Zhi Nü, 250 mil bilhões de quilômetros; Zhi Nü é muito maior e mais brilhante que Niu Lang, mas por causa da maior distância à Terra, ela parece quase igual a Niu Lang. A luz de Niu Lang demora 16 anos e 4 meses para chegar à Terra, e a de Zhi Nü, 26 anos e cinco meses. A distância entre as duas estrelas é 16,4 ano-luz. Se Niu Lang quisesse ligar para Zhi Nü, ouviria a voz dela 32 anos depois de ser conectado...

1 comentários:

  1. http://www.ionline.pt/conteudo/141516-back-to-basics-eles-querem-gajas-boas-elas-quem-lhes-pague-as-contas

    recomendo

    ResponderEliminar

 
Back to top!